Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Natal na BE

 O Pai Natal também gosta de ler e veio visitar-nos e escolher umas leituras. Vem tu também.



Escoa a Ler - "Chocolata"

 No âmbito do projeto Escola a Ler, as turmas dos 1º e 2º anos ouviram a história da "Chocolata" e divertiram-se a imaginar fatos novos para esta divertida "hipopótama", um hipopótamo fêmea muito vaidoso que gosta de ir às compras.



Livros para fugir da rotina no Natal

 "Natal nas Asas do Arco-Íris" é a nossa sugestão de leitura para esta época.



Feira do Livro Solidária

 A Biblioteca Municipal promove, de 12 a 17 de dezembro, uma Feira do Livro Solidária.

A iniciativa, inserida nas comemorações do 25.º aniversário e no âmbito da quadra natalícia, decorrerá no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30m e das 14h às 19h, e ao sábado, das 9h às 12h30m.
Os livros, em segunda mão, fruto de doações à Biblioteca, serão trocados por géneros, segundo valores simbólicos, não havendo qualquer troca monetária. A recolha de alimentos e produtos de higiene/limpeza será em benefício das famílias carenciadas do concelho.

 Horário: De 12 a 16 de dezembro: das 9h às 12h30m e das 14h às 19h 17 de dezembro: das 9h às 12h30m




Árvores de Natal no Comércio, Serviços e Associações do Concelho

 Com o intuito de dinamizar e envolver no espírito natalício comerciantes, empresários, associações e a população em geral, o Município, através do Gabinete de Apoio ao Empresário, volta a promover um Concurso de Árvores de Natal, destinado a todos os estabelecimentos de comércio, associações e serviços abertos ao público neste Concelho.

Cerca de quatro dezenas de participantesaceitaram o desafio de apresentar Árvores de Natal decoradas de forma original e criativa, que estarão expostas ao público, no interior dos estabelecimentos, entre 1 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023.


terça-feira, 22 de novembro de 2022

Teatro – A Maior Flor do Mundo

O palco do Centro Cultural Gil Vicente recebe no dia 26 de novembro, pelas 16 horas, a peça “A Maior Flor do Mundo” pela Atrapalharte com a participação da Filarmónica União Sardoalense. A iniciativa enquadra-se na comemoração do 25.º aniversário da Biblioteca Municipal de Sardoal e do centenário do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, que se assinala a 16 de novembro. “A Maior Flor do Mundo” é “um conto para todas as idades que mostra às crianças a beleza da natureza e relembra aos adultos a sua infância”. Na sinopse da obra pode ler-se: “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?” A Atrapalharte – Produções Teatrais existe desde 2012 e com a participação especial da Filarmónica União Sardoalense irão dar vida a esta obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Um espetáculo para toda a família com entrada gratuita, mas sujeita ao levantamento de bilhete.

2.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo

O 2.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo terá lugar no fim de semana de 26 e 27 de novembro numa organização conjunta da Associação Cultural e Desportiva de Valhascos em parceria com este Município, a Junta de Freguesia de Valhascos e a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. O evento terá início às 17 horas de sábado, dia 26, com a apresentação de uma exposição temática e uma conversa sobre a Couve de Valhascos, seguindo-se o jantar às 20 horas com uma ementa confecionada pelo Chef Fernandes. A noite será ainda animada musicalmente pelo grupo 5 Tons. No dia 27 de manhã, domingo, decorrerá uma Caminhada subordinada ao tema “Por entre o Fio de Azeite e a Couve de Valhascos” e um mercado com venda de produtos agrícolas, agroalimentares e artesanato da região. À tarde, pelas 15 horas, terá lugar um Curso de Vinhos pelo Enólogo Fábio Fernandes. A participação nas iniciativas do Festival está sujeita a inscrição, que pode ser efetuada na Associação Cultural e Desportiva de Valhascos, através do telemóvel 969 848 579 ou online em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCuZI67806CUk2MslyYewszxzIqmLSoNzDvdl47LS_SknNwQ/viewform. O Festival tem como objetivo divulgar a couve e o azeite, com forte tradição no nosso Concelho, contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica sardoalense. A Couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos genéticos, agronómicos, bem como das suas propriedades nutricionais e gustativas. Pertencendo à família das couves tronchudas, é uma couve de grande porte, e produz um repolho central, bastante compacto e pesado, de cor verde-escura. Acredita-se que a sua qualidade está relacionada com a localização geográfica da aldeia, cujo terroir enaltece as suas melhores características.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Cinema: Apresentação

Youngho é convocado pelo pai que é médico. Encontra-o ocupado com os pacientes, um dos quais é um ator famoso. Youngho tem de esperar. Quando a sua namorada, Juwon, se muda para Berlim para estudar, Youngho aparece na cidade para surpreendê-la. Através da mãe, Juwon encontra acomodação na casa de uma artista cuja beleza a intimida.

Teatro – Auto da Barca do Inferno

O GETAS vai levar à cena no próximo dia 19 de novembro, pelas 21 horas, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, tendo como palco vários locais emblemáticos da Vila. Com encenação de José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura, a realização deste espetáculo procura a utilização do espaço urbano do núcleo histórico da Vila como espaço cénico, privilegiando a Praça da República com o Pelourinho e o painel de azulejos ilustrando uma obra de Gil Vicente como epicentro. A encenação assenta, desta forma, num programa de peregrinação pela Vila de Sardoal, fazendo decorrer o espetáculo em quatro locais: Praça da República, Cadeia Velha, Igreja da Misericórdia e Igreja Matriz. O projeto artístico tem como objetivo central o uso de um texto clássico, cuja modernidade está presente nas dimensões sociológicas e psicológicas das personagens, corroboradas pela genialidade do texto e sua relação intemporal com o nosso quotidiano. Na perspetiva de trazer novos discursos estéticos, aportando novas linguagens, pretende-se provocar outros olhares, desafiando os públicos à descoberta do património, promovendo a sua valorização e a consciência da responsabilidade individual e coletiva da sua preservação. A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros.

“O Processo” de Diogo Batáguas

O Centro Cultural Gil Vicente recebe no próximo dia 18 de novembro o espetáculo de Stand Up Comedy “O Processo” de Diogo Batáguas. Após ter esgotado a bilheteira para a primeira sessão, foi aberta uma nova sessão que terá lugar às 18 horas e cujos bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente ou no TicketLine. Diogo Batáguas é um dos comediantes mais conhecidos da atualidade, nomeadamente no seu canal de YouTube no qual tem mais de 237 mil seguidores. Depois do sucesso websérie, o espetáculo de Stand Up Comedy de Diogo Batáguas apresenta-se nos palcos. Na sinopse pode ler-se: “Diogo Batáguas é um humorista que se vê envolvido em diversos processos judiciais e que é processado por um famoso artista pop, por um juiz mediático e com várias outras ameaças à perna. No espetáculo, o Diogo procura a sua defesa e mostra o seu ponto de vista sobre a situação em que se viu enredado. Quais as suas dificuldades, dúvidas, questões relativas à liberdade de expressão e diligências jurídicas, numa construção de monólogo humorístico, em que fará uma introspeção relativamente àquilo que foi a sua conduta. Das suas próprias dúvidas e tentações, sairá a sua verdade.” Bilhetes à venda em Ticketline ou na bilheteira do Centro Cultural

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Dia Nacional do Mar

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997. Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

Encontro com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

 

No dia 9 de novembro, os alunos dos 3º e 4º anos encontraram-se com os autores Luísa Ducla Soares e Daniel Completo, de forma online, mas muito interativa e com animação
www.sitemaravilha.pt de Biblioteca Escolar

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Cinema: Sem deixar rastos

 Varsóvia, Polónia, 1983. Um caso de homicídio com motivações políticas abala a nação. Grzegorz Przemyk, estudante, ativista e fi lho da poeta oposicionista Barbara Sadowska, é espancado até à morte pela polícia por ter recusado mostrar o seu cartão de identidade.




Cinema: Suzanne Daveau

 Uma geógrafa e aventureira francesa nascida em 1925 conta a sua própria vida, cobrindo os anos de estudante durante a Segunda Guerra Mundial, as pesquisas de campo subsequentes em África e Portugal, os seus amores, a família, o feminismo, e as suas reflexões sobre a modernidade.



“Saramago na Biblioteca Municipal de Sardoal”

 No ano em que a Biblioteca Municipal de Sardoal comemora os seus 25 anos, assinala-se igualmente o centenário do nascimento de José Saramago, autor português e Prémio Nobel da Literatura.

Nesse âmbito, a Biblioteca Municipal promove, de 16 de novembro a 16 de dezembro, uma Mostra Bibliográfica intitulada “Saramago na Biblioteca Municipal de Sardoal”.
A iniciativa, que contempla várias obras de e sobre José Saramago existentes no acervo da Instituição, poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30m e das 14h00 às 17h30m.



Tertúlias na Biblioteca

 A Biblioteca Municipal de Sardoal convidou o Clube de Filosofia de Abrantes a associar-se a ela na comemoração dos seus 25 anos em 2022, realizando cinco tertúlias para quem gosta de livros, leituras e boas conversas.

A última tertúlia decorre no dia 14 de novembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal e a conversa será em torno da obra “Como um Romance" de Daniel Pennac. A análise inicial será de Mário Pissara.
A entrada é livre.


Apresentação da obra (Novos) Caminhos Literários

 O Centro Cultural Gil Vicente recebe, no dia 12 de novembro às 18 horas, a apresentação da obra (Novos) Caminhos Literários, o resultado de um trabalho que envolveu escrita e fotografia, desenvolvido no âmbito do projeto intermunicipal “Caminhos Literários – Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram”.

A obra a ser apresenta resulta de workshops de escrita e fotografia, realizados em maio passado, com Afonso Reis Cabral e Pauliana Valente Pimentel. Os participantes foram selecionados através de um Open Call e são cinco na modalidade de escrita e três na modalidade de fotografia, sendo que são todos dos territórios envolvidos no projeto (Abrantes, Constância e Sardoal).
Os trabalhos constantes da obra reproduzem a visão dos artistas relativamente à região, a pormenores da mesma ou aspetos da sua história.
A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros.



terça-feira, 8 de novembro de 2022

Enigma 4

Este mês de novembro é dedicado a José Saramago, pelo centenário do seu nascimento. O que sabes sobre este escritor português? Sabes que recebeu o Prémio Nobel da Literatura? Mas em que ano?
Aguardamos a tua resposta na biblioteca escolar.


Centenário de José Saramago

 No dia 16 de novembro celebra-se o Centenário de José Saramago, vem ver a nossa seleção das suas obras disponíveis na tua BE.


quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Cinema - Top Gun: Maverick

 "Top Gun: Maverick" volta a encontrar Pete "Maverick" Mitchell após mais de 30 anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, a voar nos limites como piloto de testes e a evitar as subidas na hierarquia que o colocariam fora dos cockpits.

Durante o treino de um destacamento de oficiais Top Gun para uma missão especial, Maverick encontra o Tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), nome de código "Rooster", filho do seu falecido amigo, Nick Bradshaw. Diante de um futuro incerto e confrontado com fantasmas do passado, Maverick é obrigado a enfrentar os seus medos mais profundos, culminando numa missão que exige o sacrifício dos que forem escolhidos para nela voar.
Filme exibido no âmbito da Festa do Cinema. Preço único do bilhete: 3€.



Mostra Bibliográfica sobre Gil Vicente

 A Biblioteca Municipal de Sardoal vai ter patente, de 4 a 14 de novembro, uma Mostra Bibliográfica dedicada a “Gil Vicente e o Teatro Português”.

A iniciativa decorre paralelamente aos “Encontros Vicentinos do Sardoal – Gil Vicente, outros Quinhentos”, que acontece de 4 a 6 de novembro, no Centro Cultural Gil Vicente.
A Mostra Bibliográfica pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30m e das 14h00 às 17h30m.
Recorde-se que Gil Vicente tem uma estreita ligação ao Sardoal, referindo-o várias vezes nas suas obras literárias, das quais se podem destacar a “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela” e o “Auto da Barca do Inferno”.



“Encontros Vicentinos do Sardoal – Gil Vicente, Outros Quinhentos”

 O Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 4 e 6 de novembro, a iniciativa “Encontros Vicentinos do Sardoal – Gil Vicente, Outros Quinhentos” que contará com ilustres presenças na área da cultura, como a atriz Maria do Céu Guerra ou o músico Chullage.

A ação, enquadrada pelo projeto “Caminhos Literários, nasce da ligação de Gil Vicente ao Sardoal e visa ser um encontro bienal dedicado à obra do primeiro dramaturgo português.
Este encontro será uma oportunidade para criadores teatrais, académicos, especialistas, mediadores e o público interessado se encontrarem e partilharem os seus trabalhos.
Durante os dias 4, 5 e 6 de novembro será feita uma revisão dos últimos estudos sobre a obra de Gil Vicente e haverá oportunidade para se analisarem as ramificações e a presença da obra vicentina no teatro contemporâneo. Esta ação de três dias integra um conjunto diverso de atividades, incluindo debate, oficina, palestra e um concerto sobre a cultura musical ibérica no tempo de Gil Vicente.
Todas as iniciativas são de participação gratuita.
A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros.



quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso

 


O Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso, inaugurado em 22 de setembro de 2022,

encontra-se instalado num espaço devidamente adaptado na Capela de Nª Sr.ª do Carmo, provido de equipamentos

de animação turística com conteúdos e material documental.

Trata-se de um sistema integrado de informação, gestão e difusão sobre os diversos patrimónios do Sardoal, 

com particular destaque das manifestações religiosas e artísticas, de forma pedagógica e interativa, que cria 

dinamismo e potencia novas experiencias aos turistas e visitantes.


O design da estratégia definido tem como máxima - Sardoal, Percursos de Fé. Pretende-se uma interação com 

os utilizadores, através de emoções e sensações, abrangendo uma multiplicidade de públicos, levando a que 

uma visita seja uma imensa experiencia sensorial, repleta de conhecimento e imersiva.

O Centro de Interpretação da Semana e do Património Religioso é uma expressão visível do simbolismo que se 

manifesta nas tradições religiosas no Sardoal, permitindo aos visitantes “viver” essas tradições em qualquer 

momento do ano.
Dá também a conhecer o imenso e valioso património material religioso atualmente encerrado nas 6 capelas e 

3 igrejas da Vila, convidando à sua visitação.
Através do Centro de Interpretação, o Sardoal atesta aos visitantes e turistas ser um local de fé e de experimentação

dos sentidos e por outro lado, valoriza os seus recursos endógenos, ativos patrimoniais históricos, arquitetónicos, 

tradicionais e simbólicos.



Ciclo de Artes Participativas – Campo Aberto (módulo III)

 No Campo Aberto, os participantes do curso acompanham coletivamente o Ciclo de Artes Participativas e partilham uma reflexão crítica sobre essa experiência. O Campo Aberto é um curso destinado a agentes culturais com interesse nas artes participativas que parte do ideário, inquietações e aprendizagens feitas ao longo do processo de coconstrução do projeto Dentes de Leão e procura, em quatro momentos de encontro, gerar uma experiência de continuidade em diálogo com diferentes momentos do projeto.

Participação mediante inscrição em dentesdeleao.pt



MIBE - Formação de utilizadores do 1º ano

 

Enigma

Não te esqueças de vir à BE participar no Enigma deste mês sobre o MIBE - Mês Internacional da Biblioteca Escolar.


terça-feira, 25 de outubro de 2022

MIBE- Formação de utilizadores do 5º ano

 

No âmbito de Mês Internacional da Biblioteca Escolar, as turmas do 5º ano participaram numa sessão de formação de utilizadores da BE que culminou num Bibliopaper pelo espaço da biblioteca.



terça-feira, 18 de outubro de 2022

Espetáculo “Ledores no Breu” no Centro Cultural

 





O Centro Cultural Gil Vicente recebe no próximo dia 21 de outubro, pelas 21h30m, 

a peça de teatro “Ledores do Breu” da Cia. do Tijolo.
Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e 

prática do educador Paulo Freire, este espetáculo traz à cena um monólogo pelo ator

brasileiro Dinho Lima Flor com encenação de Rodrigo Mercadante, no qual se “trata 

das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor.

Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens

percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes.”

A Cia. do Tijolo, do Brasil, foi formada por membros que faziam parte de dois 

tradicionais grupos de teatro de São Paulo: o Teatro Ventoforte e a Companhia São 

Jorge de Variedades.
A apresentação desta peça em Sardoal insere-se na Mostra São Palco 2022 que tem 

curadoria de Jorge Louraço Figueira e que é um ciclo de teatro brasileiro apresentado

 em oito localidades portuguesas, nas quais se inclui o Sardoal. O espetáculo tem entrada 

livre, sujeita ao levantamento de bilhete.

A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura
conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa
Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados
a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais
públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes
visuais e cinema documental, entre outros.




Tardes da Agulha e da Linha

 O Cá da Terra acolhe mensalmente a iniciativa Tardes da Agulha e da Linha que visa estimular a partilha de conhecimentos e o convívio entre gerações. A edição de outubro decorre no dia 29 entre as 14 e as 18 horas. O Cá da Terra oferece o chá.



quarta-feira, 12 de outubro de 2022

XX Feira Nacional de Doçaria Tradicional


 

Comemoração do 69.º aniversário dos Bombeiros Municipais

 Os nossos Bombeiros Municipais, fundados em 1 de outubro de 1953, celebramo seu

69.º aniversário com uma sessão solene a ter lugar no dia 22 de outubro,

no Centro Cultural Gil Vicente.

As comemorações terão início às 14h15m com uma romagem ao cemitério numa

homenagem aos Bombeiros falecidos, seguindo-se um desfile apeado pelas ruas da Vila.

O Centro Cultural Gil Vicente recebe, pelas 16h00m, a Sessão Solene comemorativa do

aniversário dos Bombeiros Municipais e a entrega de Condecorações aos elementos do 

Corpo de Bombeiros.



Feira de S. Simão de regresso à Vila de Sardoal

 


A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta

às ruas da Vila de Sardoal no dia 28 de outubro.
Esta Feira volta a trazer ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas 

e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transações de cereais e de frutos secos,

próprios deste período sazonal.
Com fortes raízes na História e Cultura deste Concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre

a 28 de outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram 

designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para

 a nossa região na época da apanha da azeitona.


Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em

1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes

e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade

para população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.




terça-feira, 11 de outubro de 2022

Cinema – “No País de Alice”

 Em “No País de Alice”, o realizador Rui Simões e a sua fi lha Alice encetam uma viagem pelo país, dando início a uma partilha intergeracional, através do encontro com pessoas e lugares. Com Portugal presente como pano de fundo, esta viagem é interrompida subitamente.




Cinema – “Triângulo da Tristeza”

 Carl e Yaya, modelos e influenciadores no mundo da moda, são convidados para um cruzeiro a bordo de um luxuoso iate na companhia de um oligarca russo e de um traficante de armas inglês. O capitão, idiossincrático e alcoólico, muito dado a citar Marx, decide punir os passageiros servindo um lauto jantar durante uma forte tempestade. Tudo termina de forma catastrófica...




Cinema – “Restos do Vento”

 Uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.




Exposição “O Inferno em Gil Vicente segundo o imaginário de José Carlos Barros”

 O Centro Cultural Gil Vicente vai ter patente, entre 22 de setembro e 30 de outubro, a Exposição de Marionetas “O Inferno em Gil Vicente segundo o imaginário de José Carlos Barros”.

As 14 marionetas presentes na mostra são peças escultóricas de elevado recorte e requinte que representam personagens do “Auto da Barca do Inferno” e que resultam de um apurado trabalho de investigação do seu autor, José Carlos Barros. As peças em causa foram criadas para a produção das Marionetas de Lisboa (1985-2010), estreada na Sala Experimental do Teatro Nacional D. Maria II, em 22 de abril de 1986 e que estiveram em cena até 18 de maio do mesmo ano.
A presença desta mostra no Centro Cultural Gil Vicente baseia-se não só na sua importância enquanto património cultural nacional, mas também na ligação de Gil Vicente ao Sardoal, que é referido várias vezes nos textos de Gil Vicente, dos quais se podem destacar a “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela” e o “Auto da Barca do Inferno”.



quinta-feira, 6 de outubro de 2022

MIBE 2022

Ao longo de outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema proposto está subordinado às leituras pela paz e harmonias globais, pelo que fica atento às novidades! Esperamos por ti!



terça-feira, 20 de setembro de 2022

XVIII Festival Hípico de Sardoal 2022

 


Após um interregno de dois anos, devido à pandemia COVID-19, o Festival Hípico

está de regresso às nossas Festas do Concelho, com a sua XVIII edição a decorrer 

no dia 25 de setembro, nos terrenos do Freião, junto ao Eucalipto Grosso.

As Provas de Obstáculos, que decorrerão das 10h até 16h30m, dividem-se nas seguintes

categorias: Escolas, Pequena, Média e Grande. À semelhança dos anos anteriores, são

esperadas dezenas de participantes, oriundos de todo o país, sendo que alguns são

reconhecidos, tanto a nível nacional como internacional, pelo seu elevado prestígio.
No período da manhã, a partir das 10h30m, haverá ainda Volteio e Iniciação aos 

andamentos a cavalo, destinado a crianças e orientado por um monitor habilitado.


No local funcionará um Bar, gerido pela Associação Recreativa da Presa, onde será

 possível almoçar.
Organizado pela Associação Recreativa da Presa, o XVIII Festival Hípico de Sardoal

conta com grandes apoios do Município Sardoalense, Exército Português, DDN –

Gestão de Projetos, SA, Checkhouse e Conisar - Construções E Investimentos Do Sardoal, Lda.




Festival de Caminhadas nas Festas do Concelho

 


As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser feitas até 21 de setembro no posto de Turismo
de Sardoal, pelo email: turismo@cm-sardoal.pt, pelo tlf. 241 851 498 ou online em https://bit.ly/3KZBoUn. 

Sardoal recebe nos dias 24 e 25 de setembro o Festival de Caminhadas, uma iniciativa integrada nas 

Festas do Concelho 2022 e organizada por este Município juntamente com o Clube de Atividades de Ar Livre.
Os participantes são desafiados a caminhar por alguns dos Percursos Pedestres do Concelho de Sardoal

 (Trilho do pastor, Do Pão ao Vinho e Na Rota do Javali), pela Grande Rota da Prata e do Ouro que liga 

Sardoal a Vila de Rei, assim como a participarem em Orientação Urbana/Cultural e num Workshop de Rappel.


    





Festas do Concelho

 


quarta-feira, 22 de junho de 2022

Vamos Ouvir e Imaginar - JI Sardoal Sala 1

Vem ouvir e imaginar - Sala 1 do JI Sardoal No dia 20 deste mês, os meninos da sala 1 do JI de Sardoal vieram à biblioteca escolar ouvir a história de Sarah Robertson, Será o mar o meu lugar?, que nos alerta para problemas ambientais como a poluição dos mares e a necessidade de reciclarmos. Assim, depois de ouvirmos com atenção e partilharmos ideias sobre o assunto, construímos um lindo papagaio com material reciclado para todos se divertirem. Vejam lá se não ficou lindo!

Vem Ouvir e Imaginar - JI Presa

Ouvir e Imaginar - JI Presa No passado dia 13, a Biblioteca Escolar foi visitar o JI da Presa para partilhar com as crianças uma história sobre árvores, vontade e imaginação. Lemos a obra de Lourdes Custódio, Arvontade, e colocámos a nossa imaginação e desejos a funcionar para criarmos um lindo jardim cheio de árvores de tudo o que é bom e agradou mais às nossas crianças. Ora, vejam!

 

Blogue de Filosofia 10ºA

Na disciplina de Filosofia e com o apoio da biblioteca escolar, os alunos do 10ºA construíram um blogue para publicar os textos elaborados na referida disciplina de forma a partilhá-los com a comunidade escolar.


Projeto Malas do Mundo

No âmbito do projeto "Malas do Mundo" desenvolvido pelos alunos do 3º ciclo num trabalho de articulação de várias disciplinas e a BE, está patente uma exposição de trabalhos no espaço da biblioteca e realizou-se, no dia 3 de junho, um encontro com o escritor Afonso Reis Cabral que veio falar do seu percurso enquanto escritor e sobretudo sobre o seu livro que relata a sua viagem de 24 dias a pé ao longo da Estrada Nacional 2.

 

Blogue de Filosofia 1ºA

Cogitar Na disciplina de Filosofia e com o apoio da biblioteca escolar, os alunos do 11A construíram um blogue para publicar os textos elaborados na referida disciplina de forma a partilhá-los com a comunidade escolar. Se querem saber mais sobre o conhecimento científico, a lógica, Kant, Descartes ou outros assuntos podem ler no blogue Cogitar que aqui vos deixamos.


Vamos ouvir e imaginar - Sala3 JI Sardoal

As crianças do JI Sardoal da sala 3 visitaram a Biblioteca Escolar e vieram saber mais algumas coisas sobre a proteção dos oceanos, através da exploração do livro de José Fanha, O dia em que o mar desapareceu, e construiíram um lindo painel colorido cheio de habitantes do mar.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Piquenique dos livros

 A turma do 1º A realizou um piquenique muito saboroso cheio de livros e vontade de ler.

Foi mais um dia de troca de livros e claro a curiosidade de conhecer o novo livro.... 
As crianças gostaram! Os livros também! 😊
Obrigada senhoras professoras Clara Maia e Regina Alves.