Recebemos muitas ofertas no mês passado que já estão disponíveis para requisições e que agradecemos muito. Os livros estão à vosso espera 📚📚
Espaço de apoio às atividades da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal
Bem Vindo !
sexta-feira, 28 de abril de 2023
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Apresentação Pública do projeto Atos
Olhar e ver o território, descobrir as pessoas que o ocupam, interpretar até o que não se vê e redescobrir o espaço que habitamos. Este é o desafio do projeto Atos, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, que culmina numa apresentação pública a ter lugar dia 30 de abril, no Centro Cultural Gil Vicente, integrado no programa Odisseia Nacional do TNDM II.
O programa Atos divide-se em três fases: recolha fotográfica, discussão de ideias através das fotografias conseguidas e, finalmente, a apresentação pública, agendada para 30 de abril.No primeiro momento deste projeto, que decorreu de 13 a 18 de fevereiro, o fotógrafo Nelson d’Aires, acompanhado de Fernando Giestas, dramaturgo e codirector artístico da Amarelo Silvestre, de um embaixador sardoalense (nascido, criado ou apenas residente) e de Paulo Jorge de Sousa, fotógrafo da Câmara Municipal de Sardoal, percorreram o concelho de Sardoal para uma intensa recolha fotográfica que, aos olhos de quem não conhece o território, o representa.
Agora, seguem-se o segundo e terceiro momentos, com a discussão do resultado final, em estilo de Assembleia, de 25 a 29 de abril, sendo que no dia 30, domingo, culminam os trabalhos com uma apresentação pública e aberta a toda a população.
A iniciativa terá lugar no Centro Cultural Gil Vicente, às 16h00, e os autores do projeto Atos apelam à participação de todos, no sentido de, em comunidade, se pensar e redescobrir o território.
O programa Atos é um projeto de participação e um dos principais eixos da Odisseia Nacional, uma iniciativa de programação para 2023 que pretende colocar o TNDM II em todo o país, além de Lisboa, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
Tardes da Agulha e da Linha
O Cá da Terra promove, mensalmente, a iniciativa Tardes da Agulha e da Linha que pretendem promover o convívio intergeracional, assim como a partilha de conhecimentos nas artes da costura.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.sexta-feira, 21 de abril de 2023
quinta-feira, 20 de abril de 2023
“25 de Abril, Sempre!” no palco do Centro Cultural
O Teatro ABC - Companhia Nacional de Teatro Português sobe ao palco do Centro Cultural Gil Vicente,no dia 25 de Abril, pelas 21h30m, com a peça “25 de Abril, Sempre!”.
Esta peça, da autoria e direção de Nuno Miguel Henriques, tem uma componente histórica, cultural e artística, pedagógica contemporânea e interativa da Revolução dos Cravos.A peça tem uma abordagem imparcial do antes e depois da Revolução dos Cravos de 1974. O 25 de Abril passou a ser, com a distância de cinco décadas, bem como pela celeridade dos acontecimentos recentes da globalização, uma temática menos apaixonante e por vezes até incompreendida. Por isso mesmo, “tentamos hoje de uma forma simples e eficaz transformá-la em algo compreensível.”
O antes e o depois, com a história concisa e rigorosa dos acontecimentos do Estado Novo, a sua implementação e queda, a Segunda Grande Guerra, as Crises Coloniais, os Movimentos Separatistas, a Guerra Colonial, o General sem Medo, as tentativas de Golpes de Estado, a Ala Liberal, o Professor Oliveira Salazar, o Marcelismo e vários Nomes Notáveis ligados ao pré-25 de Abril de 1974, das várias correntes ideológicas, são referenciados durante a representação por atores profissionais, reconhecidos pelo seu talento, versatilidade e grande dimensão artística.
A Mocidade Portuguesa, PIDE/DGS, a Censura, a Liberdade, a Televisão e Rádio Pública, as consequências da Primavera Marcelista, o General Spínola, o MFA, os Militares de Abril e temáticas como o PREC, as Nacionalizações, a Reforma Agrária, as Milícias Populares, as Sessões de Esclarecimento, os emergentes Partidos Políticos e as Eleições Livres, merecem também destaque durante este espetáculo original.
A entrada para o espetáculo é gratuita, mas sujeita ao levantamento de bilhete.
Corridas da Liberdade
As tradicionais terão lugar, pelas 11 horas, na Praça da República. As provas, com diferentes distâncias, destinam-se a vários escalões etários, nas categorias masculinas e femininas.
Exposição “O 25 de Abril ao ar livre”
A Exposição “O 25 de Abril ao ar livre” será inaugurada no dia 25 de abril, às 10h30m, na Avenida Luís de Camões, onde permanecerá patente ao público até 2 de maio. Esta mostra é promovida pela Biblioteca Municipal em parceria com a Casa da Achada - Centro Mário Dionísio.
Concerto de Páscoa
No âmbito da programação Complementar da Semana Santa e Páscoa 2023, a Filarmónica União Sardoalense apresenta o Concerto de Páscoa no próximo sábado, 22 de abril, às 21h30m, na Igreja Matriz.
Entrada gratuita.
quarta-feira, 19 de abril de 2023
Votação do Concurso de capas do Dia Mundial do Livro
No âmbito do Dia Mundial do Livro e Direitos de Autores, numa articulação entre a turma do 8ºA, na disciplina de PTI, subordinada ao tema "O Mundo (Des)Conhecido - A Diáspora Portuguesa", e a Biblioteca Escolar, desenvolveram-se trabalhos de capas de livros com materiais reutilizáveis que colocamos a votação para escolher o que mais vos agrada.
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Super Mário: O Filme
O Que Podem as Palavras
Cerimónia evocativa do Dia do Combatente
John Wick: Capítulo 4
Ice Merchants
Dia dos Moinhos
-
Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal Programação maio/junho no âmbito da Programação "Novas Rotas para a Cultura"