Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Exposição “Presépios Portugueses da Coleção de Maria Cavaco Silva” no CCGV

 O Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 11 de dezembro e 31 de janeiro, a exposição “Presépios Portugueses da Coleção de Maria Cavaco Silva”.

A mostra, que em muito dignifica a galeria do Centro Cultural Gil Vicente, é composta por uma seleção de 19 de peças em barro, madeira, têxteis, estanho, terracota, pedra, grês e óleo sobre tela.
A coleção de Maria Cavaco Silva integra um vasto espólio de mais de 600 peças, fruto de uma recolha informada e afetiva. Para a exposição que estará patente no Sardoal selecionaram-se, para além de peças de artesanato, peças nacionais de grande valor simbólico e pessoal, criadas pelas mãos de alguns dos mais conceituados nomes da tradicional produção presepista portuguesa, como Vítor Baraça (Barcelos), Isabel Catarrilhas Pires (Estremoz), Maria José Cardoso (V. N. Famalicão), entre outros.
Sobre esta mostra, Maria Cavaco Silva diz: “É com alegria que partilho estas peças com o Centro Cultural Gil Vicente, do Sardoal. Espero que façam justiça aos muitos artistas e artesãos que têm trabalhado o tema do Nascimento do Salvador. O presépio é um tema que nos é caro como povo latino e devoto desta história com mais de dois mil anos, mas que é sempre nova. Gosto de os partilhar. Espero que também gostem de os ver e que se deixem levar pela magia que cada um deles vai acordar no vosso coração.”
A exposição “Presépios Portugueses da Coleção de Maria Cavaco Silva” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.
Pode ser uma imagem de texto


Todas as reações:
20
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1120451730079867&set=pb.100063451516269.-2207520000

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Espectáculo "Por exemplo, um OvO" no CCGV

 “Por exemplo, um OvO” no palco do Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente recebe o espectáculo de dança para a infância “Por exemplo, um Ovo”, pelas bailarinas Beatriz Pereira e Carolina Sendim, que terá duas apresentações, uma no dia 6 exclusiva para os alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal, e outra no dia 7 às 16 horas, aberta ao público em geral.
“Por exemplo, um OvO” reflete sobre diferentes formas de pensar, sentir e viver como se fossem receitas de culinária. O que é afinal uma receita? As receitas têm memória? Podemos criar receitas para quando nos apetece fazer perguntas? Quantas receitas cabem dentro da palavra receita? Neste espaço ficcional, onde a imaginação é protagonista, imaginamos como seriam as coisas se não fossem como são, levantamos perguntas e construímos alternativas com uma boa dose de fome e criatividade.
A apresentação deste espetáculo surge no seguimento da uma residência artística e de uma oficina de dança para o público infantil, que decorreram em outubro, no Sardoal.


“Diário de uma República II” no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente recebe no dia 30 de novembro, às 21h30m, a peça “Diário de uma República II”, no âmbito do programa Atos da Odisseia Nacional do D. Teatro D. Maria II, desenvolvido em 2023.
“Diário de uma República II” é a segunda edição de um projeto de Teatro e Fotografia, um olhar-ver artístico atento às pessoas e aos territórios da República entre 2020 e 2030. Que Teatro se fará a partir do que se vê? Depois da “Justiça”, na 1.ª edição, a 2.ª edição de “Diário de uma República” tem como foco a questão do Trabalho, no seu sentido mais amplo: o trabalho das mãos, do corpo, da cabeça, o trabalho humano na paisagem, as questões de género e sociais do trabalho, a beleza e a feiura do trabalho.

Em 2023 a Amarelo Silvestre apresentou o projeto artístico participativo Assembleia, uma extensão de “Diário de uma República”, em Lamego, Sardoal e Ponte de Sor. A presença nestes municípios alimentou a criação de “Diário de uma República II”, espetáculo que, em 2024, se apresenta a algumas das comunidades participantes no Atos, nas quais se inclui o Sardoal.

“Diário de uma República II” é uma criação da Companhia de Teatro Amarelo Silvestre, e Direção Artística de Fernando Giestas.

https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/noticias/diario-de-uma-republica-ii-no-centro-cultural


 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Workshop de Construção de Marionetas no Centro Cultural Gil Vicente

 O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, nos dias 22 e 23 de novembro, um workshop de construção de figuras alegóricas do Teatro de Gil Vicente por Rui Sousa. 

A iniciativa, que decorre no âmbito do projeto Caminhos – Programação Cultural em Rede do Médio Tejo, terá lugar no dia 22, das 17h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00, e no dia 23, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h30. 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email cultura@cm-sardoal.pt. 



quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Cinema em novembro no CCGV


 

Oficina de dança contemporânea no CCGV

 

Oficina de Dança Contemporânea
21 de novembro | 21h às 22h30m | Centro Cultural Gil Vicente
M/12
No âmbito do espetáculo de Dança Contemporânea “Bibi Ha Bibi”, pelos bailarinos Henrique Furtado Vieira e Aloun Marchal, a ter lugar no dia 22 de novembro, os performers irão realizar uma oficina de dança contemporânea no Centro Cultural Gil Vicente, com a duração de uma hora e meia, na véspera, 21 de novembro, aberta a maiores de 12, entre as 21h00 e as 22h30. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição pelo email cultura@cm-sardoal.pt



quinta-feira, 31 de outubro de 2024

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, da autoria de Conde Falcão

 Nesta mostra, que celebra mais de 50 anos de dedicação à arte de fotografar por Conde Falcão, estarão patentes cerca de 40 fotografias, cujas datas vão desde 1971 até 2023.

António Conde Falcão é um dos fotógrafos amadores portugueses mais prestigiados e, também, um dos mais premiados a nível nacional e internacional.

A mostra ficará patente até 22 de novembro.


Passeio Pedestre comemorativo do Dia de São Martinho em Mação


No próximo dia 9 de novembro 2024 vai ter lugar um Passeio Pedestre comemorativo do Dia de São Martinho organizado pela Câmara Municipal de Mação.

4.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo


O 4.º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo terá lugar no fim de semana de 9 e 10 de novembro numa organização da ACD Valhascos em parceria com este Município, Freguesia de Valhascos e Tagus Ribatejo Interior.

Festival de Filosofia de Abrantes


 Para saber mais: http://www.bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/9-uncategorised/701-festival-de-filosofia-de-abrantes-2024?fbclid=IwY2xjawGPK5pleHRuA2FlbQIxMAABHZVxB6vIJVNO4-DPSg5w6bLeErRbAzGRQFqDYaTcJ89_dBvDTySxwKtEQg_aem_xjyter-mRi03iNVA8GgBXA

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares -Sugestão de leitura

 Sugestão de leitura

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, deixamos uma sugestão literária que podem requisitar na Biblioteca. O livro é protagonista da ação e é um exemplo do poder libertador da literatura nos momentos difíceis da vida. 



Prémio Nobel da Literatura 2024

 Han Kang é a Prémio Nobel da Literatura 2024.

A escritora sul-coreana Han Kang, autora de A Vegetariana e de Atos Humanos, nasceu em 1970 em Gwangju. Para saber mais:

https://www.publico.pt/2024/10/10/culturaipsilon/noticia/han-kang-premio-nobel-literatura-2024-2107172



Cinema à 4.ª feira no Centro Cultural Gil Vicente

 Todas as quartas-feiras, no Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal é possível ver cinema  a preço reduzido e de qualidade. Todas as sessões são da responsabilidade do cineclube de Abrantes ESPALHAFITAS. Há sessões que contam com a presença dos realizadores.

Aqui ficam as sugestões para dia 16 



e 23 de outubro, às 21h30.



quarta-feira, 9 de outubro de 2024

F(O)LIO 2024

 A edição do FOLIO 2024,  cujo tema central  é Inquietação,  decorre entre 10 e 20 de outubro e concretiza-se por meio de várias iniciativas no âmbito do no FOLIO Autores, FOLIO Educa, FOLIO Mais, FOLIO Ilustra, FOLIO BD, FOLIO Folia e FOLIO Boémia.

O F(O)LIO – Festival Literário Internacional de Óbidos-  é um evento que decorre todos os anos, desde 2015, no mês de outubro, na vila literária de Óbidos, e em que se  celebra  a palavra, o livro, a leitura, a literatura, a música, entre outras artes, e que reúne  autores, artistas, pensadores, leitores, alunos, professores, técnicos e assistentes de bibliotecas … num tempo-lugar de verdadeira participação plural e democrática. Serão dias de grande (des)sossego em torno das respostas que o hoje e o amanhã exigem de todos.

Consulte o programa aqui.

(Imagem: https://foliofestival.com/)

quinta-feira, 13 de junho de 2024

 

Alcanena - Festival Literário (FALA) com Sérgio Godinho, Lúcia Moniz, Pedro Lamares, Fernando Ribeiro e Ricardo Araújo Pereira

O Festival Literário de Alcanena (FALA) está de regresso para a 3.ª edição, entre os dias 13 e 16 de junho, e conta no programa com nomes como Sérgio Godinho, Lúcia Moniz com Pedro Lamares, Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, ou a gravação do “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer”, da SIC, com Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares. As atividades têm participação gratuita. 
Inspirado pela herança fértil da literatura de transmissão oral e pela vontade de construir comunidades leitoras, e depois do êxito das edições anteriores, o Festival Literário de Alcanena quer ter um lugar de referência no plano nacional de promoção da leitura.
Um programa para todos os gostos e todas as idades que encontra no coração da urbe o seu lugar de acontecer. 





 

Sardoal - Cá da Terra recebe Workshop de Costura Criativa

O espaço Cá da Terra, em Sardoal, acolhe um Workshop de Costura Criativa com "Brincando com Nandi", no dia 15 de junho, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30.Os participantes devem levar máquina de costura, linhas brancas e tesoura. As inscrições são limitadas e têm o valor de 20€ por pessoa, podendo ser feitas até 12 de junho, presencialmente no espaço Cá da Terra, pelo telefone 241 851 144 ou pelo email cadaterra@cm-sardoal.pt. 




 

Gavião - Feira Medieval regressa a Belver de 14 a 16 de junho

A 19.ª edição da Feira Medieval de Belver, em Gavião, está de regresso nos dias 14, 15 e 16 de junho, um evento que leva até à vila representações da época medieval e vários artesãos, que durante um fim de semana recriam um ambiente diferente e atraem centenas de visitantes.
Neste evento de recriação histórica, são realizadas várias representações da época medieval desde a vila até ao Castelo, originando um ambiente diferente contando com artesãos, espetáculos e restauração.





 

Tomar - 4.ª edição da “Fábrica das Artes” abre sexta-feira com várias novidades

A 4.ª edição da “Fábrica das Artes | Tomar”, projeto gerido e promovido pelo Município de Tomar e que aposta na valorização da identidade do território, tendo como força motriz a criatividade e a inovação, inaugura no próximo dia 15 de junho, às 17h30.
O evento terá lugar no edifício da Moagem “A Portuguesa”, inserido no limite sul do Complexo Cultural da Levada e, além da visita aos diferentes ateliers patentes nos cinco pisos, contará com uma exposição de pintura promovida por artistas estrangeiros a residir no concelho. Nota ainda para a apresentação da “Zin da Fábrica”, jornal que pretende divulgar mensalmente atividades, missão e objetivos do projeto.
Implementada a 16 de junho de 2021, com a instalação de oficinas de artes tradicionais ligadas à Festa dos Tabuleiros e com ateliers criativos, a "Fábrica das Artes | Tomar" propõe-se, nesta 4.ª edição, a abraçar um conceito mais amplo, estruturado em rede, que estimule e potencie o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade. Nesse sentido, o Município de Tomar convidou a associarem-se ao projeto as entidades e estruturas oficinais dispersas pelo território, com diferentes habilidades e experiências no domínio das indústrias criativas.
Através desta abordagem descentralizadora, que se iniciou com a publicação das normas que democratizam o acesso dos agentes artísticos ao edifício da Moagem “A Portuguesa”, a autarquia procura reforçar o papel de mediação cultural e coesão territorial ao disponibilizar um conjunto de ofertas artísticas e culturais diferenciadoras, quer aos residentes, quer aos visitantes.



 

Abrantes - Piscina de ar livre abre dia 14 de junho

A Piscina Municipal de Ar Livre, na Cidade Desportiva, em Abrantes, vai abrir ao público no dia 14 de junho, feriado municipal, para mais uma época balnear.
A piscina vai funcionar de terça-feira a domingo, com horário ininterrupto das 9h00 às 19h30 em dois períodos: manhã (9h00 às 14h00) e tarde (14h00 às 19h30), encerrando todas as segundas-feiras.
As entradas são gratuitas até aos 5 anos e para o dia inteiro, as taxas são as seguintes: 1,91€ (6 aos 12 anos), 2,84€ (13 aos 17 anos) e 3,76€ (maiores de 18 anos). Por cada meio dia, são praticados os seguintes valores: 1,27€ € (6 aos 12 anos), 2,22€ (13 aos 17 anos) e 2,50€ (maiores de 18 anos).
As crianças menores de 10 anos deverão ser acompanhadas por adultos.
Os bilhetes poderão ser adquiridos presencialmente ou online através dos seguintes meios:
- https://abrantes360.cm-abrantes.pt/ (exige estar registado no Abrantes360, sendo que este acesso é feito através do computador);
- https://bilhetica.cm-abrantes.pt/Bilhetica360/ (não é necessário fazer qualquer instalação e não precisa estar registado no Abrantes360, sendo que este acesso é feito através de telemóvel);
- e também na App Abrantes360 (Android e iOS).
A piscina encerra a época balnear a 8 de setembro.


 

Sertã - Sessão de "Cérebro em Ação" dedicada a “Frida Kahlo - Entre palavras e cores”

A 15 de junho, às 15 horas, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, vai acolher mais uma sessão de "Cérebro em Ação", dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos. Intitulada "Frida Kahlo: entre as palavras e as cores" a iniciativa vai desafiar os participantes a realizar um retrato de Frida Kahlo.
Será abordada a vida desta pintora mexicana, no momento em que se assinala o 70.º aniversário da sua morte, através da leitura de um livro e da construção do seu retrato, utilizando vários materiais recicláveis. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.
Dinamizada pela Odysseia, esta atividade pretende melhorar o desenvolvimento sensorial e a coordenação motora, fomentando o conhecimento cultural e a expressão criativa. Visa também desenvolver a criatividade e imaginação, estimular a motricidade fina e os diversos sentidos (através da exploração de várias texturas e cores), o enriquecimento do conhecimento das crianças e o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais.
A iniciativa "Cérebro em Ação" visa estimular a memória e a concentração, desenvolver a linguagem e habilidades sócioemocionais, fomentando momentos de conexão entre as diferentes gerações. Decorre mensalmente até ao final do ano (à exceção dos meses de julho e agosto), apresentando sessões de estimulação cognitiva, que irão contribuir para a melhoria das funções cognitivas (memória, raciocínio, linguagem, atenção, concentração, etc). As diversas sessões temáticas irão fomentar o desenvolvimento cognitivo, mental e emocional dos cérebros de todas as idades.



sexta-feira, 7 de junho de 2024

 

Ferreira do Zêzere - Exposição "Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas" na Biblioteca Municipal

Até ao dia 29 de junho, está patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere a exposição de pintura e colagem “Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas”, da autoria de Patico (nome artístico de Francisco Alberto).
Sobre a exposição, refere o autor: “Dos desenhos, das técnicas mistas de pintura e das colagens… da escrita poética… do figurativo ao abstrato, revelo sentires talhados, esculpidos e plásticos, vindos do meu álbum intro e retrospetivo, construído à luz de Fernando Pessoa, de outras Gentes - umas mais conhecidas do que outras -, coisas e lugares de água, sal, sol, suor… e lágrimas.
Este olhar, pretende, pois, ir além da paixão e fascínio que nutro pelo génio, obra e, bem assim, pela(s) galáctica(s) pessoa(s) pública(s) que o Poeta encerra, as quais nos transportam para múltiplas dimensões (concreto, abstrato…).
Destarte, esta mostra é um lugar que cruza a pintura, materiais desconhecidos, técnicas e formas invulgares, com memórias e lugares, bem como, com a criação literária, a leitura e outras artes… um serviço pela minha mão, que se quer educativo. Um caminho onde me solto, bem longe de preconceitos e de teorias balofas…”





 Sardoal - Biblioteca Municipal expõe “Branquinho da Fonseca: uma vida a fazer ler”

A Biblioteca Municipal de Sardoal recebe, de 5 de junho a 17 de julho, a exposição itinerante “Branquinho da Fonseca: uma vida a fazer ler”, concebida e gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Mortágua, a qual pretende homenagear o escritor português.
A iniciativa apresenta-nos a vida e obra de Branquinho da Fonseca, nas facetas de homem, escritor, criador e diretor do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em tempos de ditadura, Branquinho da Fonseca lutou por uma educação que chegasse a todos, acreditando no poder formador da leitura. Graças ao seu empenho, a Biblioteca Itinerante n.º 32 passou a incluir o concelho de Sardoal na sua rota desde 12/07/1961. Esta exposição é, por isso, também uma homenagem do Sardoal ao homem que trouxe livros, sonhos e conhecimento aos Sardoalenses de então, lançando uma semente que perdura na memória de todos.
A exposição “Branquinho da Fonseca: uma vida a fazer ler” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30