Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

X Trail Sardoal - TERRAS DO SARDÃO

 



A prova será composta por três trajetos de diferentes distâncias:  Mini Trail (11km), Trail Curto (17 km) e Trail Longo (30 km), contando ainda com uma Caminhada (11 km).

Com organização do Município Sardoalense, o Trail “Terras do Sardão” conta com a parceria do Grupo Desportivo “Os Lagartos” e com o envolvimento de diversas coletividades do Concelho, ao nível do controlo e apoio logístico ao longo do percurso.

Enigma 10

sexta-feira, 16 de maio de 2025

CINEMA - CCGV - Sardoal










Siga a Banda - Quarta-feira - 21/maio/2025 







XXXVII Raid TT Ferraria em Abrantes

 

Campeonato Nacional de Todo Terreno da FMP e Prova Extra - Campeonato Portugal de Todo Terreno da FPAK nos dias 22 a 25/05/2025 - Margem Sul de Abrantes.

MERCADO RIBEIRINHO DE ABRANTES

 


A TAGUS vai dinamizar o Mercado Ribeirinho de Abrantes, nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Aquapolis.A TAGUS vai dinamizar o Mercado Ribeirinho de Abrantes, nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Aquapolis.a

A Tagus vai dinamizar o Mercado Ribeirinho de Abrantes , nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Aquapolis, em Abrantes com atividades para toda a família.
A TAGUS vai dinamizar o Mercado Ribeirinho de Abrantes, nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Aquapolis.

Congresso do Desporto da Região Centro - Abrantes

 


Debate, partilha e conhecimento com oradores especialistas de diferentes disciplinas no âmbito do Desporto.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Sugestão de leitura - Luís Vaz de Camões, um poeta genial

Este mês, sugerimos que possam descobrir mais sobre Luís de Camões, em particular a partir do livro Luís Vaz de Camões, um poeta genial, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
«Luís Vaz de Camões é um poeta genial. Pode mesmo classificar-se como o maior poeta do nosso país. A sua obra é tão reconhecida e valorizada que a data da sua morte, 10 de junho, foi escolhida para festejar o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Os poemas de Camões foram traduzidos para muitas línguas e são de tal forma apreciados em todo o mundo que, com frequência, se chama língua de Camões à língua portuguesa.»



 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Congresso do Desporto - Sardoal

 


SARDOAL – DESPORTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Sexta-feira 16 Maio 2025

CENTRO CULTURAL GIL VICENTE
Av. Dom João III, 2230-135 Sardoal

14h30 – Abertura
– Políticas Públicas do Desporto Local e Responsabilidade Social
Orador: Jorge Vilela de Carvalho

– Desafios Concorrentes Aliados ao Desporto e Saúde em Contexto Escolar
Orador: Ana Sofia Ruivo Alves

Moderador: Pedro Timóteo

enigma 9 - Fronteiras do Concelho do Sardoal


 

segunda-feira, 17 de março de 2025

Sugestão de leitura de março 2025


 

"Robot Dreams - Amigos Improváveis"


 Dog vive em Manhattan. Farto de estar sozinho, decide construir um robô, um companheiro. A amizade entre ambos floresce, até se tornarem amigos improváveis...

Sessão gratuita , sujeita a levantamento de bilhete. Integrada nas comemorações da inauguração da Biblioteca Municipal de Sardoal.

https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/agenda/cinema/cinema-robot-dreams-amigos-improvaveis


segunda-feira, 10 de março de 2025

Mostra de Meios da Proteção Civil




O Município do Sardoal, através do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros, vai promover uma Exposição de Meios e Agentes de Proteção Civil, no próximo dia 13 de março, entre as 09h30m e as 16h30m.


https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/agenda/outros-eventos/mostra-de-meios-da-protecao-civil


"A Semente do Figo Sagrado"


 19/03/2025 21:30h


Prémio especial do júri no Festival de Cannes.

https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/agenda/cinema/cinema-a-semente-do-figo-sagrado


Enigma 8 - História do Concelho


 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Acordeão em Festa no Centro Cultural Gil Vicente

 Centro Cultural Gil Vicente recebe, no dia 16 de março, às 16 horas o espetáculo "Acordeão em Festa".

A iniciativa juntará em palco acordeonistas de renome, cujo talento aliado à capacidade interpretativa, proporcionará um concerto com um repertório tradicional, clássico e varieté.
De salientar a presença do jovem Sardoalense Daniel Serras, que ao longo dos anos tem vindo a crescer, sendo já um nome conceituado no mundo do acordeão. Pelo palco passarão também Tiago Pirralho, campeão nacional 11 vezes consecutivas, campeão ibérico 4 vezes e vice-campeão mundial; Rodrigo Maurício, acordeonista espetáculo, coordenador do projeto Acordeão em Espectáculo - Rodrigo Maurício - Produção de Eventos Musicais; Rita Nunes do Núcleo de Acordeão de Penafirme, e Marcio Cabral, coordenador do projeto “Acordeando” e da Academia Artística do Zêzere.



𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 "𝐏𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐚𝐫 𝐨 𝐀𝐭𝐥𝐞𝐭𝐚 𝐝𝐨 𝐅𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨" 𝐝𝐢𝐚 𝟐𝟖 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨 - Abrantes

 

Para saber mais: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1046547540832162&set=pcb.1046547660832150&locale=pt_PT

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

O outro cinema - 12 de fevereiro 2025 no CCGV

 Veneza, 1800. No Instituto Sant’Ignazio, um decrépito orfanato e conservatório, próximo de Veneza, vive Teresa, uma rapariga muda e solitária. Todos aguardam com expectativa a visita do novo Papa. O mestre da capela esforça-se por criar uma peça musical. Mas será Teresa, que ao descobrir numa arrecadação um piano-forte, vai revolucionar a vida do orfanato e criar uma nova música que surpreenderá o mundo inteiro.


https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/agenda/cinema/cinema-gloria-2025


terça-feira, 28 de janeiro de 2025

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Sugestão de leitura de janeiro

Descobre a nossa sugestão de leitura para o mês de janeiro que se encontra disponível na tua biblioteca!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Abrantes - "O Príncipe Nabo"

 

https://agendaculturalmediotejo.blogspot.com/2025/01/abrantes-o-principe-nabo-em-cena-no-pego.html?spref=fb&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0vvyC0srqkgEKz4f9zmpTzWEzzTjpdOgc34qsrrupg3LXed2V2KFQrs1I_aem_6az5Gjk9nEAJBYHv110j7Q

No âmbito do projeto de itinerância cultural Art’Andante, a sede da Junta de Freguesia do Pego recebe o espetáculo "O Príncipe Nabo", no dia 25 de janeiro, às 21h00.

Sobre a peça de teatro, pode ler-se na sinopse: "Era uma vez, no Castelo da Abundância, a princesa Beatriz que era muito vaidosa e dizia que todos os príncipes tinham defeitos. Príncipes de vários reinos vieram até ela, de maneira a mostrar o seu interesse no casamento. Mas Beatriz troçava de todos eles, e em todos encontrava defeitos. De tal forma que o pai, o Rei do Castelo da Abundância, jura entregá-la ao primeiro que passasse, fosse príncipe, músico ou pobre. O músico António, surge no castelo e o monarca cumpre o prometido. Entrega-lhe a mão da sua filha, ignorando os protestos e a revolta da princesa. Neste espetáculo, divertido e com muitas surpresas, vamos conhecer a história da princesa Beatriz, e a bela lição de vida que esta aprenderá, fazendo com que perceba o verdadeiro valor das coisas, e que a felicidade pode estar nas coisas mais simples da vida."


O espetáculo tem entrada livre.

O outro cinema - 22/01/2025


 Para saber mais: https://www.cm-sardoal.pt/index.php/comunicacao/agenda/cinema/cinema-tudo-o-que-imaginamos-como-luz

Agenda de janeiro a março do Centro Cultural Gil Vicente

 

https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=920884286893320&id=100069152724002&_rdr

Teatro de Fantoches com história sobre Sardoal

 Marionetas Rui Sousa apresenta, no dia 2 de fevereiro, a peça “O Lagarto e a Rosa” em teatro Dom Roberto.

Trata-se de um episódio totalmente novo, inspirado no Sardoal, com duas sessões: uma às 11 horas no recinto do Mercado de Alcaravela e outra às 16 horas no Jardim do Cá da Terra.
Rui Sousa, marionetista, professor, cenógrafo, artista plástico, construtor de marionetas e guionista com uma experiência de quase 25 anos, esteve no Sardoal em dezembro passado em residência artística, o que lhe permitiu conhecer as histórias e lendas do Sardoal que levaram à escrita deste novo episódio de Dom Roberto.



Oficina de construção de robertos

 Trata-se de um atelier, orientado pelo Marionetas Rui Sousa, que terá lugar no Centro Cultural Gil Vicente, nos dias 31 de janeiro (das 18h às 21h) e 1 de fevereiro (das 10h às 13h e das 15h às 18h).

O workshop é gratuito e aberto a todas as idades e vai permitir aos participantes construir, pintar, vestir e manipular uma marioneta de luva, popularmente conhecida por fantoche ou Roberto.
Rui Sousa, com mais de 25 anos de experiência na área, vai orientar os trabalhos num método passo-a-passo, num trajeto artístico onde o objetivo é ser criativo!
Este é um atelier fácil e limpo, onde se faz apenas uso de papel seco, fita de pintura, tecidos e tintas para a construção da marioneta. No final, todos os Robertos serão juntos para ganharem vida!
Inscrição obrigatória através do email cultura@cm-sardoal.pt


quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

O outro cinema - 4ª feira 8 de janeiro 2025 - CCGV

 Cinema


 8 de janeiro| 21h30m
"O Meu Bolo Favorito

Sinopse: Mahin, de 70 anos, vive sozinha em Teerão desde que o marido faleceue a filha se mudou para a Europa, até que um lanche com as amigas a incentiva a mudar a rotina solitária e reavivar a sua vida amorosa. Quando Mahin abre o coração a um novo romance, o que começa como um encontro rapidamente se transforma numa noite inesperada.

O "Outro Cinema" é uma organização do Município de Sardoal e do ESPALHAFITAS - CINECLUBE DE ABRANTES - PALHA DE ABRANTES, financiada pela Direção-Geral das Artes ao abrigo do Apoio à Programação RTCP.



segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Teatro "as formigas" no CCGV

 O Centro Cultural Gil Vicente inicia 2025 com a Companhia de Teatro do Chapitô que, no dia 11 de janeiro às 21h30m, se apresenta com a peça "As Formigas".

“As formigas”, a partir do texto original de Boris Vian, e com encenação de José C. Garcia, traz uma questão tão pertinente nos dias de hoje: “E se todos se recusassem a fazer a guerra?”
O espetáculo “tece o retrato de soldados, uns “pobres diabos” combatentes em plena zona de conflito, onde, numa narrativa irónica, o cenário bélico coloca em cheque a sua humanidade”, adianta a Companhia do Chapitô.
“As Formigas” retrata a realidade brutal do campo de batalha através do dia-a-dia de um grupo de soldados que resistem numa cidade sitiada, através de uma comédia e teatro físico, afirmando-se como “um brado de repúdio à guerra e à desumanização”.
Criada em 1996, a Companhia do Chapitô comunica, essencialmente, através do gesto e da imagem, quebrando as barreiras linguísticas e afirmando a sua vocação universal, o que lhe permite uma relação muito próxima com os espectadores e que resulta numa enorme itinerância nacional e internacional.