O Concelho de Sardoal vai receber, entre 16 e 19 de fevereiro, a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciativa que anuncia o maior encontro de jovens do mundo que está agendado para o verão de 2023, em Lisboa.
O programa da Peregrinação é o seguinte:Paróquia de Alcaravela e Santiago de Montalegre
Dia 16
10.00 horas - Igreja Matriz de Santiago de Montalegre – Eucaristia
12.00 horas – Centro de Dia de Alcaravela (Exterior) – Recitação do Terço
Paróquia de Sardoal e Valhascos
Dia 18
21.00 horas – Procissão entre a Igreja Matriz e o Largo do Convento de Santa Maria da Caridade com paragem em três estações. (A iluminação pública será desligada e convidam-se as pessoas a colocar lamparinas nos muros, varandas e janelas deste percurso, assim como a integrar a Procissão levando velas).
Dia 19
9.00 horas – Passagem dos Símbolos por Valhascos
- Entrega dos Símbolos à Paróquia de Vila de Rei na Ponte do Codes, na fronteira que liga o Concelho de Sardoal ao Concelho de Vila de Rei, estrada 358-3, antiga Estrada Nacional 2.
A JMJ conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina foi confiada por João Paulo II, em 1984, aos jovens para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, já percorreu os cinco continentes e quase 90 países. Desde 2000 que a Cruz peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário