A galeria do Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 22 de setembro e 17 de novembro, a Exposição “Álvaro Mendes - 35 Anos de Pintura”.
A mostra, inaugurada no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal, integra 35 obras elaboradas ao longo dos 35 anos de carreira de Álvaro Mendes, pintor radicado no Sardoal e que exerce a sua atividade na Cadeia Velha, num espaço cedido pelo Município para a instalação do seu atelier.
Álvaro Mendes nasceu em Sintra, em 1945, mas as suas raízes estão no Sardoal, mais propriamente na aldeia de Cabeça das Mós. Em 1960 entrou para a Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo frequentado o curso de Desenhador-Gravador Litógrafo. Ainda nos anos 60 iniciou-se na criatividade publicitária como desenhador gráfico. A ilustração surgiu paralelamente como complemento a essa atividade. Entre 1968 e 1970 cumpriu missão militar na Guiné-Bissau, onde o desenho e a pintura tornaram menos penosa essa estadia. Após o regresso de África, continuou a atividade na área da visualização e direção de arte e iniciou o curso de pintura, latente desde sempre, torna-se esta, cada vez mais, um imperativo.
Desde então, Álvaro Mendes já foi convidado para pintar um pouco por todo o país e recebeu inúmero prémios. Leciona desenho e pintura, desde 2006, na Associação Cultural de Abrantes e, este ano, deu formação em linogravura.
A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 15h às 20h.
Sem comentários:
Enviar um comentário