Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Sertã - Feira do Livro e exposição de livros censurados pelo Estado Novo na Biblioteca Municipal

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, tem patente, até 30 de abril, a Feira do Livro e exposição de livros censurados pelo Estado Novo.
Nos anos que antecederam o 25 de Abril de 1974, a produção cultural, nomeadamente os jornais, as revistas, os livros, as peças de teatro, os filmes e a televisão, eram alvos de censura prévia. Os censores usavam o célebre lápis-azul para eliminar o conteúdo que não queriam ver publicado. Nesta exposição poderão ser apreciados diversos títulos, censurados antes de 1974, como "Miseranda Humanidade" do sertaginense José Nunes da Mata, "Capitães da Areia" de Jorge Amado, "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro, "Novas Cartas Portuguesas" de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, "Dinossauro Excelentíssimo" de José Cardoso Pires, e muitos outros. Por seu lado, a Feira do Livro terá à venda uma criteriosa seleção de títulos de obras que foram alvo de censura antes do 25 de Abril de 1974.A Feira do Livro e a exposição de livros censurados pelo Estado Novo decorrem no seguinte horário: segunda-feira e sábado das 10h30 às 18 horas e de terça a sexta-feira das 10 horas às 18h30. 







Sem comentários:

Enviar um comentário