Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

 

Entroncamento - Magia de Rua está de volta à cidade com três dos melhores ilusionistas do momento

A Magia de Rua volta à cidade do Entroncamento, nos dias 31 de maio e 1 de junho. Pelo segundo ano consecutivo, o Entroncamento recebe o projeto de Magia de Rua, onde três dos melhores ilusionistas do momento irão espalhar magia por vários locais na cidade.
A direção artística está a cargo de Arkadio & Solange e no evento estarão presentes os mágicos: Rafael Titonelly (Brasil), Ricardo Pimenta (Portugal) e Adrien Lochon (França).
A Magia de Rua tem entrada livre e estará recheada de momentos divertidos para toda a família.



 

Sardoal - Final do Campeonato Nacional de Voleibol de Iniciados Femininos de 31 de maio a 2 de junho

O Pavilhão da Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade, em Sardoal, recebe, entre 31 de maio e 2 de junho, a Fase Final do Campeonato Nacional Voleibol de Iniciados Femininos para Apuramento do Campeão Nacional. 
Esta Fase Final será disputada por mais de uma centena de atletas de oito equipas (Academia de Voleibol EFANOR; Associação Desportiva de Machico; CVO Oeiras Valley; Associação Desportiva e Recreativa Escolar Praiense; Sport Lisboa e Benfica; Clube de Voleibol do Agrupamento Madeira Torres; Ala de Nun’Álvares de Gondomar e Associação Academia José Moreira).
A iniciativa é organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com Município de Sardoal



Torres Novas - Feira de época volta a revisitar a história com «A Carta de Feira de 1273» de 29 de maio a 2 de junho


De 29 de maio a 2 de junho, Torres Novas faz uma viagem no tempo, por ocasião da sua feira de recriação histórica, este ano sob o mote «A Carta de Feira de 1273»








 

Sardoal - “Auto da Fonte das Três Bicas” em cena no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, será palco, nos dias 7 e 8 de junho, às 21h30, do espetáculo “Auto da Fonte das Três Bicas”, uma coprodução do Município de Sardoal e de um coletivo de artistas que, em conjunto com a comunidade, desenvolveu o projeto, baseado na estrutura dramatúrgica de Gil Vicente. 
“Auto da Fonte das Três Bicas”, com encenação e texto original de Tatiana Rocha e direção musical de Dalila Teixeira, propõe “trazer Gil Vicente ao agora, vesti-lo de música e devolver-lhe cor num trabalho de proximidade com a comunidade de Sardoal”. 
Toda a dramaturgia do espetáculo foi construída com base em recolhas feitas oralmente com membros da comunidade local, tendo contado, na fase de auscultação, com o contributo de mais de 50 pessoas. Em palco vão estar 19 elementos da comunidade Sardoalense, contando ainda com a participação especial da Filarmónica União Sardoalense. Será, por isso, natural, que durante o espetáculo, se reconheçam histórias, lendas, personagens e tradições deste concelho. 
Os autores do projeto desafiam ainda o público a adotar um novo olhar sobre as fontes: “(…) lugar de encontro, de trocas, fonte de vida, fonte de histórias. (…) Não haverá fontes, que brotando água, são feitas de braços e mãos que se agarram umas às outras? Se a fonte é água, a fonte é vida, também é sorriso de pessoa desconhecida.” 
Este espetáculo tem ajuda à produção do Município de Alcanena e da Associação Formiga no Casulo, contando com financiamento da Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. 
Os bilhetes para o espetáculo têm o preço de 2€ e já podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente.









 

Médio Tejo - Festival ZêzereArts leva música erudita a Tomar, Batalha, Ferreira do Zêzere e Ourém

Está de volta o ZêzereArts, o festival que proporciona espetáculos únicos de música erudita - de entrada livre -, em locais históricos da região de Tomar, Ferreira do Zêzere e Ourém, de 13 a 28 de julho.
Um dos pontos altos da edição deste ano é a homenagem especial ao compositor e maestro Ivan Moody, que chegou a estar convidado para ser o compositor-residente desta edição, mas que, lamentavelmente, morreu entretanto.
Em sua memória, o concerto coral "In Memoriam Ivan Moody" será realizado a 17 de julho, na Igreja da Misericórdia, em Tomar, sob a direção do maestro sérvio Bogdan Djaković, com o Coro de Câmara do Festival. No dia seguinte, 18 de julho, a Biblioteca de Tomar acolhe uma conferência internacional sobre a vida e obra de Moody, com Svetlana Poliakova, investigadora no Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM) da FCSH/NOVA.
O festival celebra também o centenário de José Manuel Joly Braga Santos, um dos mais proeminentes compositores e maestros portugueses. Concertos dedicados à sua obra são realizados nos dias 15 (na Igreja de São Luís, Pias – Ferreira do Zêzere) e 25 de julho (na Biblioteca Municipal de Tomar).
A presença de jovens músicos talentosos está também um destaque, especialmente na Orquestra Sinfónica Jovem, que se apresenta no Teatro Municipal de Ourém no dia 21 de julho.
Mantendo e reforçando a sua matriz simultaneamente formativa e performativa, a programação do festival inclui uma variedade de eventos, como masterclasses, cursos intensivos, concertos de música de câmara, além dos já mencionados concertos corais e sinfónicos.
O Festival ZêzereArts é organizado pela Musicamera Produções e conta com o apoio dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere, Batalha e Ourém, com a Direção Geral das Artes e Antena 2. 




 

Ourém - Concerto junta no palco do Teatro Municipal António Zambujo e Marisa Liz

O Teatro Municipal de Ourém comemora o 3.º aniversário com um concerto que junta em palco António Zambujo e Marisa Liz, no dia 2 de junho, pelas 17 horas. O espetáculo já tem lotação esgotada.
Será um concerto onde António Zambujo, um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade, irá interpretar os seus maiores êxitos, com o contributo da voz inconfundível de Marisa Liz.



quinta-feira, 23 de maio de 2024

 

Sardoal - Município aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”

O Município de Sardoal aderiu à iniciativa “Gosto do Meu Mercado”, que decorre sob o mote “Maio, Mês dos Mercados”. Neste sentido, no próximo sábado, 25 de maio, o Mercado Municipal recebe o Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve Valhascos", da ACD Valhascos, para animarem musicalmente a manhã. 
O convite do Município é para que todos os que assim desejem vão ao Mercado Municipal de Sardoal beber um café. 
A iniciativa visa fomentar o consumo de produtos locais, incentivando a economia local e a sustentabilidade ambiental. "Gosto do Meu Mercado” é uma campanha internacional que pretende a dinamização dos mercados grossistas ou retalhistas, envolvendo as comunidades locais.



 

Ferreira do Zêzere - Visita guiada à gruta da Avecasta no dia 25 de maio

O Município de Ferreira do Zêzere e a equipa de arqueólogos José Mateus e Paula Queiroz promovem visitas guiadas uma vez por mês, até outubro, à Gruta da Avecasta.  A próxima atividade decorrerá no dia 25 de maio. 
As visitas serão em acesso livre (condicionado aos circuitos demarcados) das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e em visita guiada entre as 14h00 e as 15h00 com a coordenação dos arqueólogos da equipa de escavação/musealização. A participação é gratuita e não requer inscrição. 
A Gruta de Avecasta e a sua envolvente (dolina e cabeço) foi ocupada como área de habitat durante uma longa diacronia, remontando ao Plistocénio (Paleolítico Médio e Superior), com ocupações do Neolítico final, Calcolítico inicial, Idade do Bronze, Segunda Idade do Ferro, Romano e Medieval. Nesta longa diacronia, é particularmente relevante a ocupação desde o Calcolítico ao período Romano, sucedendo-se as evidências de exploração metalúrgica do cobre, estando presentes todas as etapas da cadeia operatória.
A Gruta da Avecasta assume um valor de raridade em termos de preservação paleoambiental, assumindo também grande interesse científico para o conhecimento das diversas comunidades humanas que usaram aquele local como habitat.



 

Sertã - Aromaterapia é tema de "Uma Biblioteca com Saúde"

"Cosmética e Aromaterapia, uma escolha natural para ter mais saúde" é a temática da próxima sessão de "Uma Biblioteca com Saúde" que irá acontecer no dia 25 de maio, a partir das 15 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.
De entrada livre, a sessão será dinamizada por Andreia Gonçalves e permitirá aos participantes perceber os fundamentos da Cosmética Natural, a Aromaterapia, os seus principais benefícios para o bem-estar físico e emocional e uma demonstração prática ao vivo de como criar produtos de beleza simples. Por fim, a palestrante partilhará algumas dicas de como utilizar a aromaterapia, os óleos essenciais e difusores no dia a dia ou em banhos e como criar rituais pessoais de bem-estar.
A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais com o objetivo de provocar uma resposta do organismo de modo a auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, estimulando diferentes partes do cérebro.



 

Penhascoso - Plug In, Kenliss e Dupla Mete Cá Sets no Festival Penha´s Rock

 Festival Penha´s Rock está de regresso ao Penhascoso, no concelho de Mação, no dia 25 de maio. A edição de 2024 conta com a animação dos Plug In, Kenliss e Dupla Mete Cá Sets.
Os concertos têm início a partir das 22h30 e a entrada é livre.
Alinhamento:
25 de maio
22h30 - Kenliss
00h00 - Plug In
1h30 - Dupla Mete Cá Sets
3h00 - Kenliss



 

Sertã - 1.º Encontro de Aguarelistas com workshop, pintura ao vivo, exposição e residência artística

A Sertã vai receber o 1.º Encontro de Aguarelistas, entre os dias 24 e 26 de maio, nos locais mais emblemáticos do centro da vila. A iniciativa, de divulgação artística e cultural, contará com um programa diversificado de workshop, pintura ao vivo, exposição e residência artística.
O 1.º Encontro de Aguarelistas na Sertã contará com a presença de António Bártolo, André Kano, Cristina Mateus, Lurdes Morais, Bruno Vieira e Rui Pinheiro que, durante o evento, realizarão pintura ao vivo de aguarelas em locais públicos da vila da Sertã. 
No dia 25 de maio, no Clube da Sertã, realiza-se o workshop de Pintura a Aguarela com a aguarelista Cristina Mateus (das 10 às 13h e das 15 às 18h). As inscrições, gratuitas e limitadas a 15 participantes, deverão ser efetuadas online até ao dia 21 de maio. 
As diversas obras elaboradas pelos aguarelistas, no âmbito deste encontro, estarão em exposição na Capela do Convento da Sertã, de 26 de maio a 10 de junho e de 12 a 16 de junho. A inauguração desta exposição decorrerá no dia 26 de maio, às 16 horas, na Capela do Convento da Sertã.






 

Torres Novas - Passeio interpretativo "À Descoberta da biodiversidade na cidade" dia 25 de maio

O Município de Torres Novas vai promover, no dia 25 de maio, um passeio interpretativo na cidade para que os participantes partam à descoberta do património natural, cultural e turístico do concelho, no âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora a 22 de maio.
Este passeio tem início marcado para as 9h no Posto de Turismo de Torres Novas. A duração prevista é de 3h30, num percurso de cerca de 5 km, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que levem binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.
Esta é uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou online, sendo o número de participantes limitado e a realização da atividade sujeita às condições climatéricas.







 Constância - Parque Ambiental de Santa Margarida recebe Feira da Primavera nos dias 25 e 26 de maioNo fim de semana de 25 e 26 de maio, o Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM), no concelho de Constância, recebe a Feira da Primavera.

Esta é uma iniciativa de carácter cultural e ambiental que tem como objetivos contribuir para a salvaguarda do património natural e cultural da região, promover produtos de origem doméstica, artesanal e biológica, e sensibilizar para uma relação positiva entre a Humanidade e a Natureza. 
Este ano, a Feira da Primavera incluirá a Oficina da Natureza, do projeto Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânea no Médio Tejo, com atividades inerentes à alimentação saudável, saúde e bem-estar.



 

Fátima recebe Festival da Saudade com Tony Carreira, Mickael Carreira, Herman José, Mariza e muita animação

Tony Carreira, Mickael Carreira, Herman José, Mariza, Padre Borga e Joana Amendoeira são as principais atrações do Festival da Saudade, evento que vai decorrer no Heliporto de Fátima e que espera atrair milhares de pessoas até ao concelho de Ourém. Com organização da Medialivre, através do Correio da Manhã e da CMTV, e em colaboração com a promotora Música no Coração e o Município de Ourém, a primeira edição do Festival vai realizar-se em Fátima, nos dias 15 e 16 de agosto. Este evento, que celebra a diversidade da música portuguesa, do fado à música popular, será um ponto de encontro cultural, destinado especialmente às famílias de emigrantes que regressam a Portugal no mês de agosto. O Festival da Saudade quer refletir a rica identidade musical do país e proporcionar um ambiente acolhedor de regresso a casa. O Festival contará com dois palcos que vão acolher tanto ícones nacionais como novos talentos emergentes. No palco principal, Herman José, Mickael Carreira e Mariza atuam no dia 15, enquanto o Padre José Luis Borga, Joana Amendoeira e Tony Carreira são as figuras de cartaz no dia seguinte, 16 de agosto.  No segundo palco, a diversidade musical será celebrada com atuações que vão desde música latina por Lorenzo, passando pelo pop rock dos The Peorth, até à música popular com Quim dos Apitos e o folclore tradicional português apresentado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima. Para além da música, o festival vai proporcionar uma verdadeira viagem gastronómica, já que será possível saborear uma ampla variedade de iguarias regionais e visitar uma exposição de produtos e artesanato locais, que refletem a essência da tradição e hospitalidade portuguesa. As portas do Festival da Saudade abrem às 16h00 e as atuações terão início a partir das 18h00. Os bilhetes já estão à venda em blueticket.meo.pt ou no local do festival, com preços a partir de 25 euros (bilhete individual de um dia). Também estão disponíveis bilhetes individuais para os dois dias por 35 euros, além de pacotes especiais para famílias (4 pessoas). Como parte do compromisso da organização com a comunidade local, 5% da receita líquida da bilheteira do Festival será doada ao CRIF – Centro de Reabilitação e Integração de Fátima.



 Entroncamento - III Encontro Intercultural decorre dia 25 maio com música, gastronomia, artesanato e muita animação

9kO III Encontro Intercultural do Entroncamento decorre no dia 25 de maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Praça Salgueiro Maia e Praça da Restauração do Mercado Municipal. De forma a celebrar a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável, o Entroncamento assinala desta forma o Dia Mundial da Diversidade Cultural, que se comemora no dia 21 de maio.Ao longo de todo o dia, o programa conta com música, gastronomia, artesanato, insuflável e a realização de um workshop sobre Erva Mate. Poderá também encontrar diversos produtos tradicionais de vários países como Argentina, Brasil, Cabo Verde, Portugal e Ucrânia.Pelas 22h00, sobe ao palco da Praça Salgueiro Maia, Danny Silva, músico, cantor e compositor cabo-verdiano.O III Encontro Intercultural do Entroncamento é dirigido a toda a população e tem entrada livre.




quinta-feira, 16 de maio de 2024

Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal

O Centro Cultural recebe no dia 24 de maio, pelas 18h30, uma sessão de apresentação dos vídeos gravados no nosso Concelho pel´A música portuguesa a gostar dela própria(MPGDP). A equipa da MPGDP esteve no Sardoal durante vários dias a recolher e gravar em vídeo algumas tradições orais, musicais e memórias coletivas. Os vídeos podem ser visualizados nesta sessão de apresentação que contará com a presença de Tiago Pereira, Diretor Artístico da MPGDP, sendo que alguns deles foram já disponibilizados nas redes sociais da Associação. A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria integra um dos maiores espólios audiovisuais de tradição oral e memória coletiva, existentes em Portugal. Fundada em 2011, visa criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.Esta ação insere-se na estratégia que o Município de Sardoal tem seguido no âmbito da recolha, conservação e divulgação do seu património imaterial, nomeadamente o Arquivo da Memória, onde os vídeos serão disponibilizados após esta apresentação ao público.




Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal

Programação maio/junho no âmbito da Programação "Novas Rotas para a Cultura"



 

Sardoal - AMA Entrevinhas promove 2.° Festival de Sopas Tradicionais

A Associação de Melhoramentos e Amigos de Entrevinhas organiza no próximo dia 25 de maio, na sua sede, o 2.° Festival de Sopas Tradicionais.
Serão um total de 12 as sopas disponíveis pelos estabelecimentos de restauração do concelho, havendo, durante a tarde, animação musical a cargo do DJ IRS e serviço de bar com os mais variados petiscos.
O secretariado abre às 12h00, sendo que o início do Festival está marcado para as 13h00.
As inscrições, com o custo de 5€ para crianças até aos 12 anos e de 10€ para adultos, são limitadas a 200 participantes e podem ser efetuadas até ao dia 24 de maio, pelos seguintes contactos: email entrevinhasama@gmail.com ou 966 109 928 (Hélder Carboila). A inscrição inclui tigela, colher, copo, sopas, bebida e sobremesa.







 

Vila de  Rei 

A décima nona edição do Festival Rock na Vila tem já data marcada: os dias 31 de maio e 1 de junho vão ser marcados pelo regresso de nomes bem conhecidos da música nacional ao Parque de Feiras de Vila de Rei.Organizada pelo Município de Vila de Rei, esta será a décima nona edição do Festival e apresenta como principais atrações as bandas PESTE & SIDA e BISPO, entre outros nomes que irão igualmente apresentar espetáculos de grande qualidade aos milhares de festivaleiros esperados em mais um Rock na Vila.





 

Sertã - Espetáculo "Repensar Portugal" junta em palco Miguel Calhaz, Idalina Gameiro, Marco Figueiredo e Patrícia Domingues

As tertúlias «Repensar Portugal» vão ter a sua estreia, este ano, na Sertã e para assinalar a ocasião acontecerá um concerto musical na noite de 18 de maio, na Casa da Cultura da Sertã. Os músicos Miguel Calhaz, Idalina Gameiro, Marco Figueiredo e Patrícia Domingues subirão ao palco a partir das 22 horas.
O espetáculo concentrar-se-á nos reportórios dos vários músicos, que interpretarão alguns dos seus temas mais conhecidos, bem como canções de outros autores. A entrada no espetáculo musical "Repensar Portugal" é gratuita mediante apresentação de bilhete.
Com formação na área de Jazz, Miguel Calhaz, que conta já com dois álbuns editados, procura mergulhar na tradição sonora portuguesa para dar forma aos seus poemas, tendo também diversos projetos paralelos. No espetáculo de dia 18 de maio executará maioritariamente temas do seu álbum «Contra: Contemporânea Tradição», onde será acompanhado por Idalina Gameiro, que interpretará também outros temas. Idalina Gameiro é dona de uma voz única, que carrega consigo toda a alma dos cantares tradicionais de Penha Garcia e da região raiana, tendo-se também notabilizado pela sua presença no Rancho Folclórico daquela localidade e no seu Grupo de Adufeiras.
Marco Figueiredo, que como Miguel Calhaz é natural da Sertã, tem participado em inúmeros projetos, do jazz à música popular, compondo bandas sonoras e arranjos para formações diversas. Gravou quatro discos em seu nome e colaborou em mais de uma dezena de discos dos mais variados projetos. Estará em palco acompanhado do seu inseparável piano.
Patrícia Domingues define-se como cantora livre, integrando diversos projetos e participando em inúmeros espetáculos por todo o país. Será a sua voz a encher também de brilho a noite do dia 18 de maio na Casa da Cultura da Sertã. 



 

Sertã - Casa Atelier Tullio Victorino inaugurada no dia 18 de maio em Cernache do Bonjardim

O novo espaço museográfico Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim, vai ser inaugurado no dia 18 de maio, pelas 18h30. 
Trata-se da primeira estrutura museológica a ser instalada de raiz no concelho da Sertã e que se inscreve na estratégia de estudo, divulgação e promoção da vida e obra do pintor Tullio Victorino, desenvolvida pelo Município da Sertã.
A nova Casa Atelier Tullio Victorino contará com diversas valências, sendo possível ficar a conhecer um pouco melhor da história e das personalidades da freguesia de Cernache do Bonjardim, do movimento naturalista e da vida e obra de Tullio Victorino. 
O espaço socorre-se das mais recentes tecnologias em áudio, vídeo e multimédia, sem esquecer o importante espólio do pintor e muitos objetos até agora desconhecidos do público e que "permitirão ao visitante uma experiência mais plena, sem nunca perder de vista o brilhantismo de um homem que foi filho do seu tempo e que deixou uma marca impressiva no mundo das artes".






 

Vila de Rei - Associação da Ribeira organiza Passeio Pedestre ‘Por Montes e Moinhos’

A Associação da Ribeira, com o apoio da Câmara Municipal de Vila de Rei, vai festejar os Santos Populares com a organização do Passeio Pedestre ‘Por Montes e Moinhos’, no dia 15 de junho.
A concentração dos participantes está marcada para junto à capela da Ribeira, pelas 08h30, com o início do Passeio previsto para as 09h00. No final do percurso terá lugar um almoço-convívio.
O percurso é circular, de dificuldade média, e com uma distância total de 10km. As inscrições deverão ser realizadas até ao dia 10 de junho, através dos números 968 701 518 ou 966 452 574.





 

Mação - Passeio de Bicicleta junta pais e filhos dia 19 de maio

No dia 19 de maio terá lugar a 10.ª edição do Passeio de Bicicleta Pais e Filhos promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mação em colaboração com o Município de Mação.
Com um percurso de nível fácil, a iniciativa tem início no Largo dos Combatentes, às 9h00, sendo que no final do passeio os participantes têm um lanche convívio. É obrigatório o uso de capacete.
A data limite de inscrição é dia 17 de maio, junto da CPCJ de Mação, através dos seguintes contactos: 968 516 811 / 241 571 541. 


 

Ferreira do Zêzere - Ópera "O último canto - Camões e o destino" assinala os 500 anos do poeta no Cineteatro Ivone Silva

No próximo domingo, dia 19 de maio, às 21h00, no Cineteatro Ivone Silva, o Município de Ferreira do Zêzere assinala os 500 anos de Luís Vaz de Camões, com a ópera "O Último Canto - Camões e o Destino".
O ponto de partida para esta ópera foi a surpreendente descoberta de um texto do dramaturgo russo do século XVIII, Vasily Zhukovsky, com o título “Camões”, cuja trama dramática fornece o ambiente e o contexto perfeitos para uma criação de teatro musical. A cena descreve o encontro de um velho amigo de Camões, José de Quevedo Castelo Branco e do seu filho, Vasco Quevedo – por muitos considerado o herdeiro literário de Camões - com o poeta, que está já nos últimos anos da sua vida, esquecido e abandonado num asilo.
A música tem como ponto de partida os paradigmas composicionais e instrumentais do século XVI - a época de Camões -, evidentemente inseridos num contexto atual, recorrendo-se a um dispositivo musical / cénico de dimensão média – 3 vozes solistas, coro feminino e orquestra, um bailarino.
A entrada é livre, limitada à capacidade da sala.
 



 

Sardoal - Festa do Espírito Santo ou do Bodo regressa dia 19 de maio


A Vila de Sardoal recebe no dia 19 de maio a Festa do Espírito Santo (ou do Bodo), uma das mais antigas manifestações religiosas do Concelho. 
O retomar da Festa do Bodo com caracter bienal, em 2015, enquadra-se na estratégia do Município Sardoalense em preservar as tradições concelhias enquanto património intrínseco da personalidade coletiva, que é assumida pelo atual Executivo como importante pilar na estratégia de desenvolvimento do Turismo, em particular do Turismo Religioso e, subsequente, desenvolvimento socioeconómico do Concelho. 
Resultado desta aposta por parte do Município foi a inclusão da Festa do Espírito Santo, a par da Semana Santa, no final do ano passado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial pela Direção Geral do Património Cultural, com publicação em Diário da República em 29 de dezembro de 2023, o que veio realçar e dignificar ainda mais a importância e beleza desta manifestação. 
A Festa do Espírito Santo (ou do Bodo) realiza-se 50 dias após a Páscoa e integra missa ao ar livre, realizada na Praça da República, pelas 11 horas, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Municipais e pela Filarmónica União Sardoalense. Finda a missa, terá lugar a Procissão até ao Convento de Santa Maria da Caridade. Nesta Procissão participam vinte jovens vestidas de branco, enquanto símbolo de pureza, que transportam à cabeça os tabuleiros com o pão benzido na Eucaristia. Estas jovens diferenciam-se pelas cintas coloridas que envergam, existindo quatro cores, uma por cada freguesia do Concelho. Integram também o Cortejo outros figurantes envergando trajes usados no Sardoal em finais do século XIX, ocasião em que as festividades se realizavam com grande imponência e vasta participação do povo. A Procissão culminará com um almoço convívio no Convento de Santa Maria da Caridade. 
A Festa do Espírito Santo é organizada pela Câmara Municipal de Sardoal e pela Paróquia de São Tiago e São Mateus, contando com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, Juntas de Freguesia do Concelho, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e Associações Concelhias. 
A realização da Festa do Espírito Santo remonta a um passado longínquo, sabendo-se que já se realizava antes de 1470. Em 1935 sofreu um interregno, tendo sido retomada pela Câmara Municipal e pela Paróquia em 1995, numa perspetiva mais vasta, moderna e de defesa dos valores culturais do Concelho.



 

Granfondo Médio Tejo realiza-se dia 19 de maio


A 3.ª edição do Granfondo Médio Tejo vai realizar-se no próximo dia 19 de maio, uma organização conjunta da Cabreira Solutions e dos Municípios de Tomar e Ferreira do Zêzere. 
Como vem sendo hábito, a partida e chegada realiza-se alternadamente nos dois concelhos, cabendo este ano a Ferreira do Zêzere, com partida às 09h00 junto ao Mercado Municipal. 
Este é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas. Estarão presentes este ano cerca de 1200 participantes, de diversas nacionalidades.
A prova integra três distâncias: Minifondo 71,8 km, Mediofondo 102,9 km e Granfondo 145,8 km. Haverá também uma Caminhada, aberta a todos os interessados, com início às 09h10.
Na tarde de sábado, dia 18, na zona do Mercado Municipal de Ferreira do Zêzere, decorrerá o Granfondinho, uma iniciativa dedicada às crianças, que ali terão um circuito para treinarem as suas pedaladas. 






 

Congresso do Desporto 2024 junta 11 municípios do Médio Tejo


Após o sucesso das duas primeiras edições (2022 e 2023), a região do Médio Tejo volta este ano a promover o Congresso do Desporto, iniciativa que visa reunir dezenas de especialistas dos mais diversos ramos da área. Aos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha juntam-se em 2024 Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar, num total de 11 concelhos.
O evento, de participação gratuita, pretende proporcionar uma geografia de troca de saberes para a valorização de competências na área desportiva no território do Médio Tejo. O programa inclui a participação de oradores especialistas de diferentes disciplinas, que cruzam experiências e exemplos em áreas como a justiça, a ética, a saúde e o bem-estar, a sociedade ou o movimento associativo no contexto desportivo, proporcionando momentos de debate e partilha de conhecimento.
As atividades irão decorrer em setembro e outubro, estando já definidas as datas, locais e temáticas. Informações sobre o programa completo, oradores e inscrições serão divulgadas brevemente.




 

Torres Novas - Isabel Freire e Pacheco Pereira em conferência sobre sexualidade e censura no Estado Novo


No dia 17 de maio, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, terá lugar uma conferência subordinada ao tema «Sexualidades e censura no Estado Novo», com os oradores Isabel Freire e José Pacheco Pereira, e com mediação de Carlos Simões Nuno.
Esta iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e acontece no âmbito da exposição 50 livros “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos, que está patente até 4 de outubro, no átrio da Biblioteca.
Isabel Freire é doutorada em sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado sobre a história da sexualidade e a história das mulheres no século XX. É autora de livros como "Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974" (Imprensa de Ciências Sociais, 2023), "Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos" (Imprensa de Ciências Sociais, 2020) e "Amor e Sexo no Tempo de Salazar" (Esfera dos Livros, 2010).
José Pacheco Pereira participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino, deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, dirigente do PSD. Tendo publicado mais de uma dezena de livros sobre história e política, colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Criou e mantém a Biblioteca e Arquivo Ephemera, o maior arquivo privado português.
Carlos Simões Nuno é professor (reformado) e antropólogo, coordenador do NEstMAR, Núcleo de Estudos do Museu Agrícola de Riachos e associado da Associação Cultural Ephemera, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
Para mais informações pode contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do e-mail biblioteca@cm-torresnovas.pt ou do número 249 810 310.



 

Vila de Rei - Viagem ao passado com Mercado Medieval dias 18 e 19 de maio (programa completo)

O Mercado Medieval de Vila de Rei está de regresso nos dias 18 e 19 de maio, numa “viagem ao passado” de dois dias, que contará com dezenas de expositores, centenas de figurantes e variados momentos de teatro, música e muita animação.
A abertura do Mercado vai ter lugar pelas 14h30 do dia 18 de maio, com o Cortejo Solene. Pelas 15h15, junto ao edifício dos Paços do Concelho, será realizada a inauguração da imagem de D. Dinis. A animação musical deste primeiro dia de Mercado está a cargo da Escola de Música de Vila de Rei – Orquestra Tradicional e Universidade Sénior, pelas 16h00, e do Grupo Gaiteiro de Óbidos, pelas 19h30. Ao longo da tarde, haverá vários momentos de animação e dança medieval, terminando este primeiro dia com o espetáculo cómico ‘O Julgamento’, pelo Teatro DePressa, às 21h30, e com um espetáculo de fogo, às 22h30. O enceramento deste primeiro dia está previsto para as 23h00.
No domingo, 19 de maio, a abertura do Mercado será às 09h00. Do programa deste segundo dia do evento fazem parte as atuações do Grupo Gaiteiro de Óbidos (10h00, 14h00 e 17h00) e do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei (11h00). Pelas 15h00 terá lugar a Eucaristia Solene e respetiva procissão em honra da Rainha Santa Isabel e, ao longo do dia, voltarão a haver momentos de animação e dança medieval. O encerramento do XI Mercado Medieval está previsto para as 18h00, com um espetáculo de fogo.
Durante os dois dias do evento existirão ainda jogos medievais, cavalos e passeio em pónei para as crianças.
O XII Mercado Medieval de Vila de Rei vai ter lugar no Largo da Misericórdia, Rua Rainha Santa Isabel e ruas adjacentes. 






 

Vila de Rei - Concelho tem cinco “Praias com Qualidade de Ouro”

As Praias Fluviais de Fernandaires, Penedo Furado, Bostelim, Pego das Cancelas e a Zona Balnear da Zaboeira, todas no concelho de Vila de Rei, foram distinguidas pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza com Qualidade de Ouro em 2024, numa lista que engloba 61 praias interiores, da lista total de 420 praias nacionais (mais 27 que no ano anterior). 
Vila de Rei repete assim o feito já alcançado nos últimos quatro anos, com todas as suas zonas balneares a receberem este importante galardão.
A Zona Balnear da Zaboeira e a Praia Fluvial de Fernandaires recebem esta distinção pela oitava e décima terceira vez, consecutiva e respetivamente. As Praias Fluviais do Penedo Furado, Bostelim e Pego das Cancelas são distinguidas pelo quinto ano consecutivo.
A classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus às praias que cumpriram com o critério de “qualidade de água excelente” nas épocas balneares entre 2019 e 2023, sendo que, na última época balnear (2023), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento/proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.
A esta importante distinção, juntou-se este ano igualmente a atribuição da Bandeira Azul às Praias Fluviais do Bostelim (pelo nono ano consecutivo) e de Fernandaires (pelo terceiro ano).
A época balnear em Vila de Rei vai ter início no dia 15 de junho, com todas as infraestruturas de apoio disponíveis e com a presença de nadadores-salvadores.



quinta-feira, 9 de maio de 2024

Enigma 13 - 2023/2024

Passa na BE para entregares a tua resposta!

 

 

Sardoal - "Calvário" pela Companhia de Teatro de Almada no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, no dia 11 de maio, às 21h30, a peça de teatro “Calvário”, pela Companhia de Teatro de Almada (CTA). 
Com texto e encenação de Rodrigo Francisco, a peça traz à cena Carlos Pereira, João Cabral, João Farraia, Luís Vicente, Pedro Walter, Teresa Mónica e Maria Velez Araújo. 
“Calvário” conta a história de uma estrutura teatral pública que está a montar uma peça, “Minetti”, de Thomas Bernhard. Adivinha-se, no entanto, um grande desastre coletivo… Um espetáculo de teatro sobre o teatro, que reflete sobre o ofício e o sentido desta “arte traiçoeira”, como lhe chamava o Minetti de Bernhard. 
Trata-se da 187.ª criação da Companhia de Teatro de Almada e conta com a participação de Luís Vicente enquanto figura central da história. Recorde-se que o ator se tornou popular entre o público na década de 1980, ao interpretar a personagem Átila, na série televisiva “Duarte e Companhia”. 
A cenografia é de Céline Demars, os figurinos são assinados por Ana Paula Rocha, com assistência de Carolina Duran e Luz Guilherme Frazão e a fotografia de Patrícia Martins e Rui Mateus. 
Este espetáculo é financiado pela Direção Geral das Artes, ao abrigo do Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. 
Os bilhetes têm o preço único de 2€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 16h às 18h, ao sábado, das 15h às 18h ou 45 minutos antes do espetáculo.