Bem Vindo !

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Sardoal dedica este espaço a todos os que queiram participar nas atividades connosco.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

 

Torres Novas - Isabel Freire e Pacheco Pereira em conferência sobre sexualidade e censura no Estado Novo


No dia 17 de maio, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, terá lugar uma conferência subordinada ao tema «Sexualidades e censura no Estado Novo», com os oradores Isabel Freire e José Pacheco Pereira, e com mediação de Carlos Simões Nuno.
Esta iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e acontece no âmbito da exposição 50 livros “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos, que está patente até 4 de outubro, no átrio da Biblioteca.
Isabel Freire é doutorada em sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado sobre a história da sexualidade e a história das mulheres no século XX. É autora de livros como "Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974" (Imprensa de Ciências Sociais, 2023), "Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos" (Imprensa de Ciências Sociais, 2020) e "Amor e Sexo no Tempo de Salazar" (Esfera dos Livros, 2010).
José Pacheco Pereira participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino, deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, dirigente do PSD. Tendo publicado mais de uma dezena de livros sobre história e política, colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Criou e mantém a Biblioteca e Arquivo Ephemera, o maior arquivo privado português.
Carlos Simões Nuno é professor (reformado) e antropólogo, coordenador do NEstMAR, Núcleo de Estudos do Museu Agrícola de Riachos e associado da Associação Cultural Ephemera, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
Para mais informações pode contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do e-mail biblioteca@cm-torresnovas.pt ou do número 249 810 310.



Sem comentários:

Enviar um comentário