Médio Tejo - Festival ZêzereArts leva música erudita a Tomar, Batalha, Ferreira do Zêzere e Ourém
Está de volta o ZêzereArts, o festival que proporciona espetáculos únicos de música erudita - de entrada livre -, em locais históricos da região de Tomar, Ferreira do Zêzere e Ourém, de 13 a 28 de julho.
Um dos pontos altos da edição deste ano é a homenagem especial ao compositor e maestro Ivan Moody, que chegou a estar convidado para ser o compositor-residente desta edição, mas que, lamentavelmente, morreu entretanto.
Em sua memória, o concerto coral "In Memoriam Ivan Moody" será realizado a 17 de julho, na Igreja da Misericórdia, em Tomar, sob a direção do maestro sérvio Bogdan Djaković, com o Coro de Câmara do Festival. No dia seguinte, 18 de julho, a Biblioteca de Tomar acolhe uma conferência internacional sobre a vida e obra de Moody, com Svetlana Poliakova, investigadora no Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM) da FCSH/NOVA.
O festival celebra também o centenário de José Manuel Joly Braga Santos, um dos mais proeminentes compositores e maestros portugueses. Concertos dedicados à sua obra são realizados nos dias 15 (na Igreja de São Luís, Pias – Ferreira do Zêzere) e 25 de julho (na Biblioteca Municipal de Tomar).
A presença de jovens músicos talentosos está também um destaque, especialmente na Orquestra Sinfónica Jovem, que se apresenta no Teatro Municipal de Ourém no dia 21 de julho.
Mantendo e reforçando a sua matriz simultaneamente formativa e performativa, a programação do festival inclui uma variedade de eventos, como masterclasses, cursos intensivos, concertos de música de câmara, além dos já mencionados concertos corais e sinfónicos.
O Festival ZêzereArts é organizado pela Musicamera Produções e conta com o apoio dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere, Batalha e Ourém, com a Direção Geral das Artes e Antena 2.
Sem comentários:
Enviar um comentário